14 de março de 2009

Poder das Idéias


Não me recordo de ter escrito isso por aqui antes, mas sempre tive um leve interesse por filosofia. De fato, nunca estudei muito a ciência, nem tampouco exercitei meus questionamentos, no entanto volta-e-meia umas vozinhas se destacam dentre o caos que é minha mente.

Faz alguns meses desde que me entreguei a uns questionamentos que me abriram os olhos à uma possibilidades metafísica: talvez as Idéias (no mais literal conceito da palavra) sejam constituídas de energia. Cheguei a considerar que talvez possuissem vida própria (inclusive já li alguma coisa a respeito anteriormente, só não me lembro onde), mas estou mais inclinado a aceitar a primeira teoria.


Não existe exatamente uma explicação cientifica para nos esclarecer COMO nascem as idéias. Algumas idéias nascem do exercício da própria filosofia e da análise crítica, embates dialéticos, estudos que acabam por estabeler relações entre conceitos já existentes que resultam no surgimento de novas idéias.

Por outro lado, quem nunca teve um "estalo"? ou teve uma idéia absurda aparentemente surgida "do nada"? Quem já estudou Publicidade e Propaganda, ou mesmo Marketing já está careca de conhecer a expressão estrangeira: "brainstorm". Atribuir o nascimento destas categoria de idéias à mera Criatividade humana é uma explicação no mínimo inocente.

Ainda pensando nas características da Idéias, elas nascem e morrem (podem ser esquecidas se as pessoas não às pensarem ou usarem), mas a característica mais interessante é que elas "geram" ações. Uma idéia pode gerar uma crença, capaz de mobilizar milhões de pessoas (religiões) , mesmo que não encontre embasamento na razão, qualidade que os humanos possuem (a filosofia parte do princípio de que nós somos seres racionais).

Enfim, eu teria de estudar mais alguns filósofos modernos e contemporâneos a respeito do mundo das idéias e sobre metafísica para dar continuidade aos meus devaneios sem falar bobagens demais... Também teria de estudar a relação das emoções com a razão humana para confabular melhor.