Aha! Estou estudando para minha disciplina de Filosofia e Ética, e acabei de ler o seguinte texto de Márcio Pochmann. O título é "retrocessos do atual modelo" e fala sobre como o progresso tecnológico ainda não gerou uma distribuição de renda adequada, bem como não cumpre a promessa capitalista de qualidade de vida para todos.
Um dado do texto me chamou atenção: em 2006, para cada dólar gerado a partir do esforço físico do trabalho do homem, havia 9 dólares para i trabalho de natureza imaterial. Entretanto, em 1950, a cada 10 dólares equivalentes de riqueza gerada no mundo, somente 4 dólares provinham do trabalho imaterial. (não há citação da fonte de pesquisa)

Na medida em que a automação desonera o homem do esforço físico na economia, a atividade intelectual ganha maior espaço na sociedade. É positivo que não tenhamos mais de empregar a energia humana bruta para arrastar enormes blocos de pedra, ou carregar sacas de areia nas costas. Entretanto faz-se assaz importante a distinção entre força bruta e trabalho manual. A destreza de um artesão que molda um vaso, ou de um escultor que transforma rocha em arte são completamente diferentes da mão-de-obra do "homem-boi" de Taylor.
2 comentários:
Oiii! Preciso falar contigo! Deixei um recado offline no teu msn e resolvi te avisar por aqui pq acho que tu olha com mais frequencia! bjoss
o artesanato tem uma significação profunda, altamente ligada a auto-estima, pois a pessoa sente-se muito bem criando verdadeiras obras de arte com as mãos. um beijao Edu.Carol
Postar um comentário