19 de agosto de 2008

Selvageria Infantil

Me custa pensar em algo mais primitivo do que incentivar crianças a disputar brindes vagabundos espalhados no chão. Pois este primitivo ritual ainda existe em aniversários infantis, e tem nome: "Balão Surpresa"!

Minha experiência recorda que o evento privilegia os mais velhos e agressivos na luta por balinhas e afins, oprimindo e frustrando as crianças mais novas que ficam acanhadas em se jogar ao chão como cães famintos em busca um fiapo de carne. Não existe qualquer outro adjetivo que me venha a cabeça com maior ênfase do que "selvageria" quando penso no assunto.

Por que não distribuir brindes em sacolinhas? garantindo que todos recebam uma quantidade justa de prêmios ao final da festa? Qual é a moral em estimular a competição desleal entre infantes? Parabenizar o jovem que conseguiu "vencer" seus colegas de festa por uma bala de côco por ter empurrado uma criança menor? Sejamos sinceros... que tipo de adulto vai nascer de experiências como esta? sujeitos competitivos sem espírito de cooperação ou solidariedade?

Por que simplesmente não distribuem correntes e porretes para as crianças concorrerem por pedaços do bolo da festa após o apagar da velinhas? Quem sabe trocar as palmas e a canção de parabens por algum antigo cântico de guerra que mencione orgulho e sangue ou histórias de guerra para animar os baixinhos??? Aliás, os brindes que caem do balão podiam muito bem ser trocados por soqueiras e punhais...

Finalmente quero parabenizar minha amiga Carolina Sarmento por sua atitude sensata e madura em coibir "balões-surpresa" nas festas de aniversário de sua filha. Sempre é importante lembrar do quanto este tipo de prática é idiota e que princípios e solidariedade devem ser cultivados desde cedo.


O Autor nunca conseguiu brindes decentes com balões-supresa...

5 comentários:

Danielle disse...

Crianças gostam de sangue, Edu, tu tá por fora.. :P
Que tipos de crianças queremos criar com o incentivo a essas "brincadeiras"? Aquelas que competirão no feroz e mais bárbaro mercado de trabalho. Eu bem que disse que os meios de produção refletem MUITO nas relações sociais, não disse? Taí um exemplo aparentemente inocente.

Vamos fazer festinhas comunistas, cheias de balões vermelhinhos :D Afinal, eu sempre achei mais confortável ganhar o saco de balinhas mesmo..

É.. mas nunca pensei por esse aspecto..

Anônimo disse...

Puxa, Edu, me sinto duplamente honrada: pela querida homenagem à festinha da fofa e outra por colaborar com esta campanha de fim à selvageria. Acho que este termo resume tudo de horrível que essas atitudes possam representar. Espero que os teus leitorinhos, futuros papais e mamães, considerem essas manifestações de paz e confraternização entre as crianças...Na festa da Amandinha, coloquei umas músicas para os pequenos e eles ficavam dançando e brincando com as máscaras do Ben 10 e as mantinhas plumadas que haviam nas sacolinhas. Certamente muito mais divertido do que se soquear atras de um apito no balão gigante...eheheh..um grande beijo.Carolina Sarmento.

Anônimo disse...

Há! Eu simplesmente odiava estes malditos balões-surpresas. Do tipo de nem querer ir em festinahs de crianças da minha idade pois sabia que uma hora, bem no finalzinho, seria empurrada para uma cova de leões famintos por açúcar.

Eu sempre saia com um beiço enorme, um novo machucado e um apito/língua de sogra que era a única coisa que as crianças não se matam para pegar.

Na verdade, balões-surpresas deviam ser novas táticas de guerra: os soldados inimigos lutando pela mesma quantidade de doces e de honra de seus respectivos países. Lindo.

Fazia tempo que não podia entrar num blog e ler algo gostoso. Sinto saudades de vocês. Espero que estejam bem. ;***

acabouonescau disse...

Eu tb nunca consegui "angariar" muita coisa... alias, o que eu conseguia era mais na generosidade dos meus amiguinhos mesmo...

Aqui nos EUA nao existe balao surpresa, tem a pinata.. mas com balas dentro. No final da festa os pais do aniversariante distribuem uma sacolinha com presentes. Na sacolinha da crianca que cuida tinha uma camiseta de super herois variados, adesivos, caderninho, lapis... Acho um exagero alem de pagar uma festa com diversao e comilanca para as criancas ainda ter que dar presente... quem tem que ganhar presentes eh o aniversariante!
E, na semana seguinte a festa ainda eles mandam cartoes de tanks pelo presente recebido...
Mas americano tem dinheiro e pode fazer isso... melhor que promover a violencia entre os infantes...

Fiquei triste por nao ter te visto no Brasil..
Vou te mandar um mail dizendo como tu pode fazer para pegar os brinquedinhos!

Saudade

Anônimo disse...

........