1 de maio de 2009

Wolverine: Origins

Acabei de voltar do cinema, portanto estou escrevendo minha opinião ainda de cabeça quente. Sei que o correto é esperar ao menos um dia (o que de fato faço quando escrevo aqui no blog), para que uma análise mais ponderada seja possível... Mas o filme foi tão fraco que prefiro aproveitar minha indignação desabafar mesmo.

Porra, será que esses produtorizinhos de Hollywood não aprendem nada com seus próprios erros e acertos? O recente sucesso do Cavaleiro das Trevas deveria ter servido de alerta pro pessoal do ramo: filme de super-herói não precisa ser um amontoado de explosões e efeitos especiais porcos para dar dinheiro. Custava pensar minimamente num roteiro que respeitasse os personagens e a capacidade intelectual dos espectadores???

"Ui a água ta quentia!"

Além de ser um amontoado interminável de cliches (especialmente na medida que o filme termina) as tomadas de câmera parecem propositalmente ajustadas para realçar isso... Beira o ridículo. Só para citar: "Wolverine saindo de moto de "dentro da explosão no celeiro", "Wolverine explodindo o Agente Zero nas ferragens do helicóptero", "Stryker baleando Wolverine pelas costas", "Gambit salvando Wolverine da parede da usina - com detalhe para frase: sentiu minha falta?", enfim, dá para ficar até amanhã escrevendo as cenas batidas, sem contar com as "caminhadas em direção ao horizonte ou contra o sol" que rolam durante o filme.

Cliche clássico: BUMM, eu sou foda!

(modo nerd on) Se era para descaracterizar tanto alguns personagens das HQs, por que não inventar logo alguns personagens e enfiar no filme? Deadpool com multiplos poderes? Blob gordão por ter desenvolvido uma "desordem alimentar"? Dentes-de-Sabre perereca??? (o cara pula mais no filme do que o Noturno e o Fera somados nos X2 e X3) , além de ser o irmão zinho do Wolverine é pra contorcer o estômago de qualquer leitor que goste da cronologia do personagem.

O Wolverine se tornou um personagem famoso por conta de uma personalidade "não me levo a sério e estou pouco ai pra isso" e não pelo aspecto emo "ui, sou torturado, sozinho e sem memórias". Sem contar que o cara tem 1,60m, é invocadinho e põe muito grandalhão na lona. Dai vieram os filmes e transformaram o cara numa espécie de sex symbol de 1,90m que passa as histórias com pena de si por o sacanearem e desconta nos bandidos furando todo mundo. Nesse filme o Wolverine chega a ser mais alto que o próprio Dentes-de-Sabre, dai não dá pra engulir mesmo!!! (modo nerd off)

ah, eu mencionei a quantidade de cenas "Arrrgh eu sou foda/durão/casca-grossa" que deram pro Wolverine no filme? sério... sem comentários, o Hugh Jackman devia testar os iogurtes activia para resolver seus problemas de prisão de ventre...

Bem, descontando os cliches, as "adaptações forçadas", descaracterização de personagens, e alguns defeitos especiais (se no cinema já não estavam muito legais, imaginem quando pintarem na tv) sobra alguma coisa de bom no filme? hummm... vejamos...

NOP! vou ser sincero... só recomendo o filme pra quem gosta do personagem e tem curiosidade de saber como adaptaram a balela pro cinema. Caso contrário (a menos que você tenha problemas mentais e seja viciado em cliches) o filme é bem dispensável... Nota 4 (ia ser 5, mas ainda estou de mau-humor).

Nenhum comentário: