13 de agosto de 2008

A ESTÓRIA DO IMPERADOR KRU WON

Era uma vez um imperador da China Antiga chamado Kru Won, governante inteligente porém cruel, que liderava seu povo com mão-de-ferro. Tinha muitas esposas guardadas por eunucos reais, enquanto ele se divertia jogando e divertia seus súditos com jogos públicos. Infelizmente, um dos generais de maior confiança do imperador apaixonou-se por uma das esposas prediletas de Kru Won e fugiu com ela. Foram capturados e voltaram à corte de Kru Won, para receberem o castigo.
Em vez de decidir cortar a cabeça, como era costume, o imperador achou interessante divertir a corte. Colocou o general no meio de um anfiteatro que tinha duas portas. Inclinando-se por cima de um balcão em direção ao general, o imperador disse: "O senhor deverá abrir uma daquelas duas portas. Atrás de uma delas coloquei uma bela donzela; atrás da outra, um tigre faminto. Assim, meu caro, ou você se casará ou será comido vivo. Minha esposa, aqui ao meu lado, que partilhou sua cama, sabe atrás de que portas se encontram a donzela e o tigre. Como vocês dois nutrem um profundo amor um pelo outro, dei-lhe permissão para indicar-lhe que porta abrir".

O general olhou para a mulher amada, e ela indicou a porta à esquerda. Ele correu e abriu-a imediatamente.

QUEM ELE ENCONTROU ATRÁS DA PORTA? A DONZELA OU O TIGRE?



...





...





...
Se você observar com atenção, verá que o texto foi cuidadosamente elaborado para não induzi-lo(a) a qualquer tipo de resposta porque não há certo ou errado neste caso. A estória foi escrita exatamente para que sua atitude interna em relação à vida surgisse naturalmente. Sua resposta apenas evidencia, conforme sua escolha, o tipo de atitude básica que você tem em relação à vida e às pessoas. Conseqüentemente, através desta resposta você poderá ter uma noção do seu nível de QE, uma vez que o otimismo é considerado um dos principais fatores de Inteligência Emocional.

TIGRE


As pessoas que fazem esta escolha tendem a ter uma atitude de desconfiança em relação ao mundo e às pessoas com as quais convivem. Podem acreditar, por exemplo, que sempre que outra pessoa oferece ajuda, está querendo alguma coisa em troca. De fato, a opção pelo Tigre indica uma atitude reativa em relação à vida. Isto é, tem uma tendência pessimista em relação a possíveis resultados e, sem perceberem, acabam perdendo boas oportunidades de sucesso e crescimento por causa dessa atitude.

Pode parecer que nada dá certo para elas, mas, na verdade, sua atitude negativa é que é a verdadeira responsável pelos resultados insatisfatórios que vivenciam. Segundo os cientistas entrevistados e citados por Daniel Goleman em seu livro "Inteligência Emocional", a presença de otimismo na personalidade de uma pessoa é um fator essencial para seu sucesso.

Se sua opção foi pelo "tigre" neste momento, pense um pouco nisso. Será que você tem explorado todas as oportunidades que têm surgido em sua vida, ou está se limitando para não enfrentar os problemas que imagina que vão surgir?

DONZELA

Esta opção indica a presença de uma atitude positiva em relação à vida e às pessoas. A simples presença do otimismo na personalidade já é, por si só, segundo Daniel Goleman - autor do livro "Inteligência Emocional" - um fator de equilíbrio e maturidade emocional, grandemente responsável pelo sucesso e pela felicidade das pessoas.Atitudes pró-ativas, positivas e otimistas aproximam as pessoas cada vez mais de seus objetivos e facilitam a conquista de metas e a realização de projetos.

Além disso, está provado que pessoas otimistas e positivas são mais felizes e realizadas, desenvolvem relacionamentos afetivos, amorosos, sociais, profissionais e familiares mais equilibrados e gratificantes. Em suma, a opção pela "Donzela" indica bom nível de maturidade e equilíbrio emocionais e, somado a outros fatores que continuarão sendo demonstrados neste site, pode indicar alto nível de QE.

Era óbvio que o Autor escolheria o Tigre... o malvado imperador deixaria que a concumbina escolhesse a portas e em seguida trocaria sem aviso a donzela e o tigre de posição. Assim que o general seguisse o conselho da fujona, ele não apenas morreria, como a deixaria eternamente assombrada por ter indicado a porta errada... seria a forma mais cruel de punir ambos! e para aqueles que ainda pensassem: ah, mas e se ele escolhe a porta trocada? bem, dai ele acabaria com donzela mas perderia para sempre a confiança na amante pois teria na memória que ela lhe indicou para o tigre... portanto o imperador teria sua vingança de qualquer modo...

4 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um ser terrível que acreditava no tigre pois a esposa do imperador era uma obcecada que não deixaria o amante trepar com mais ninguém.

Medo de mim. i-i

Fábio Martinez disse...

da próxima ponha um aviso: não rola a tela até pensar!!!
hauhua

Mas refletindo sobre os lados bons de ambas as opções, na minha interpretação:
Tigre: se o homem encontrasse a donzela, teria q se casar com ela e perder seu amor e ter que conviver com a dor de um amor que não se concretizou, entao preferia morrer. Para o amor dele ter escolhido essa porta, a justificativa dela poderia ser acreditar no q escrevi acima e tbm preferir ve-lo morrer do que se casar com outra.

Donzela: seria bom pros dois pois, a mulher teria salvado a vida dele e ele poderia ficar feliz com esta escolha pois estava vivo e pelo menos teria sexo por muito mais tempo.

Daniel Centeno disse...

Eu discordo com o texto ser "cuidadosamente elaborado para não induzi-lo(a) a qualquer tipo de resposta"
Eu fui influenciado negativamente pelo fato do imperador ser "inteligente, porém cruel"
:P

..::Roberta::.. disse...

O grande problema é que não deveria ter existido problema, pq se o imperador era cruel e dado à jogatina e tinha mais de uma mulher, qual o problema de só uma ter dado uma escapadinha?! Ora, mas para que tanta cabeça quente? Não entendo o porquê desse estresse todo...

Se eu fosse o imperador, teria dado uma festa para comemorar que algum demente acabou querendo uma das suas mulheres, pq se uma já é brabo de aguentar (eu não aguento nem uma, por isso prefiro os homens), imagina mais de uma!!

Agora, se a mulher é ciumenta mesmo, daquelas que dão 54 chamadas no celular do marido e quando ele não atende já fica achando que ele está sem calças no motel com outra, certo que ela vai indicar para o cara a porta com o tigre, óbvio! Se ela for bem bobalhona vai fazer isso sem sombra de dúvidas! A outra hipótese que concorre junto com o ciuminho da moça é o fato dela ter uma auto estima péssima, né, pq vamos combinar... Ser trocada por uma donzela... A não ser que a mina seja melhor que ela, tenha uns quilos a menos, frequente a academia todo dia e tenha todos os plebeus e príncipes do reino a seus pés, ela não tem do que temer. Minha filha, confia mais no teu taco e não te preocupa que o cara não vai querer tirar um teco da donzela, não.

Conselho de mulher: mais vale um gostoso em potencial na cama com uma donzela qualquer (e mais gorda, de preferência) do que um na boca do tigre.