3 de março de 2008

Mapa da Felicidade


fonte: http://www.le.ac.uk/users/aw57/world/sample.html

Muito têm se discutido a respeito de felicidade, como conquistá-la, etc... Não é que nas minhas perambulanças virtuais em esbarro com este mapa? Ele é resultado de uma pesquisa da Universidade de Leicester, que procurou mapear a felicidade ao redor do globo. Como felicidade não é algo objetivo, não acho válido pensarmos nisto como um termômetro de alegria, mas sim uma idéia sobre condições de vida e bem-estar social.

Viram que o Iraque, Afeganistão, Coréia do Norte, e se não me engano a Somália estão cinzinhas? será que nem se deram o trabalho de perguntar pros locais se eles estavam felizes??? que preconceito!

Já os Venezuelanos estão beeeem vermelhinhos! Será algo que o Chavez põe na água do povo? puxa, até a Colômbia com todo problema do narcotráfico é mais feliz que nós! Não sei como foi feita a pesquisa, mas espero que as pessoas lembrem do quanto estão insatisfeitas nas próximas eleições. Eu sempre ouvi falar de uma alta taxa de suicídios nos Países nórdicos, mas pelo visto isso é conversa mesmo, os vikings de lá estão bem felizes, junto com os Norte-americanos e Australianos...

O Autor acha que a Rússia ficou amarela na pesquisa, porque no momento do levantamento faltava Vodka no local, hehe...

5 comentários:

Danielle disse...

Bah, soterrou meu post! Seu.. seu.. seu bobo! :P

suebn disse...

oi education..
curti muito teu blog, achei muito engraçado os mil links que tu colocaste pra acessarem o meu, terei o blog mais acessado do mundo agora.. hahahaha..
varias informalçoes aqui.. muito tri!!
sem querer cliquei num dos links dos posts polemicos e caiu justamente no de relacionamentos.. nao vi o filme ainda mas me disseram que é bem engraçado.. li sobre seres um admirador de amores platonicos, achei otimo, eu acho que tb sou pois sou simplesmente a pessoa que mais platonicamente ama, hahaha..
bjoOoOo :))))

Danielle disse...

Eu não sei onde fica Leicester, e to com preguiça de ir no google. Mas aposto que quem fez essa pesquisa deixou seu país bem ruborizado :P

Segundo uma amiga minha, nos países nórdicos há elevada taxa de depressão pq durante metade do ano, é dia, e durante a outra metade, é noite. Imagina, escuridão por meio ano? Tu iria gostar, né Bátima? (opa, quero dizer, Robin! xD) Aliás, nesses países nórdicos que o TRUE Black e Death Metal tiveram suas origens :P
METAAAAAAAAAAAAAAAAAAAL \,,\

A Colômbia é feliz porque é chapada. Quer explicação melhor? bah tri :D E na Venezuela, eles vêem Chaves o dia inteiro. Tomam suco de tamarindo, que tem gosto de laranja, mas na verdade é de limão. \o/

E acho q não é bem felicidade, é bem-estar. São coisas distintas. Os países de primeiro mundo são bem 'felizinhos' pq têm bom IDH e tal (esses índices CHATOS de geografia..). Mas quem disse que ser rico é ser feliz? Parece q qnto menos a gnt tem, mais damos valor às coisas que realmente tem valor.. (ar misterioso de filósofo mode [on], ahaha)

Ah, vê se entra no msn! :D

Anônimo disse...

vodka
we need some vodka
we need some vodka
we need some vodka
hey!

acabouonescau disse...

Nao sei mesmo pq as pessoas aqui nos EUA sao consideradas felizes... vejo cada coisa...
Acho que os "entrevistados", em sua maioria deviam ter suas faculdades mentais limitadas (serio mesmo, eu fico impressionada com a quantidade de gente deficiente e louca aqui em Los Angeles)... na verdade acho que a felicidade eh bem subjetiva... aqui nos EUA tem a ver com o poder aquisitivo e capacidade de gastar das pessoas (eh isso que me deixa feliz aqui hehehe)...
Fiquei impressionada com a "felicidade" dos Italianos... juro, quando eu morei la sempre pensei que os italianos se consideravam bem infelizes... nunca vi povinho pra brigar tanto por tao pouco... (mas eu era uma pessoa feliz la tb!)
Em Portugal as pessoas no mapa sao como no Brasil... acho que faz sentido... mas tb la eu so morei por 3 meses e so passeei, conheci portugueses (as) felizes, legais e gente boa...
Na verdade, pela minha observacao empirica nos lugares que eu ja morei, diria que no Brasil e em Portugal as pessoas sao mais felizes...
Mas, se a UNESCO falou, ta falado!!!
hehhehe
Bjooooo
(ah, Edu, amanha talvez eu tenha uma oootima notica pra te dar!!!)