6 de março de 2010

Flautista sacana!

Cruzes! Parece que toda vez que começo um post me desculpando pelo período de ausência, mais eu demoro para voltar a escrever na vez subsequente! Então tá pessoal, nada mais de perdão pra mim, ok? :P

O post da vez é o seguinte: Estava eu, assistindo tv em casa, ao lado da minha irmã e eis que surge um sujeito treinando para uma opera... no caso, era um flautista. Quem me conhece sabe da nulidade que sou em termos musicais. Se eu fosse escolher um instrumento para tocar, seria a flauta transversa...

(não, eu não tocaria desse modo!)

Pois bem, quando veio a imagem do flautista na tv eu larguei: "Bah, é o Flautista de Hamerlin!" seguido de uma risada podre. Prontamente minha irmã rebateu: "O Flautista de HAMLIN era um pedófilo, sabia?"

PUTZ!!! Não creio! sempre achei interessante o conto medieval do Flautista que livrava a cidade da infestação de roedores. E agora minha irmã me trazia uma informação de que o flautista era um pedófilo! Como pode??? Pois segundo ela, após ler um livro que estudava os constos infantis medievais, contava que no conto original o Flautista não era exatamente um "herói". Basicamente o lance em Hamlin era o seguinte: Cidade infestada de ratos. Aldeões ricos e desesperados tentam de tudo para livrar a vila da peste, e após inúmeros fracassos contratam um flautista. Flautista será pago por cada cabeça de rato que apresentar ao conselho da cidade. Flautista hipnotiza a rataiada e passa por um rio, afogando a galera. Sem as "cabeças de rato" os malandros da vila resolvem dar um calote no Flautista. Flautista Fulo da vida volta e para se vingar hipnotiza a criançada da vila com sua flauta (OPA!) e tranca todos numa caverna dentro da floresta. Moral da história: não tente passar um flautista pra trás!


Depois de ver a versão "hardcore" do conto, entendi porque minha irmã havia taxado o Flautista de pedófilo. Sequestrar e levar a molecada da aldeia para o escurinho da floresta usando a sua "flauta" é no mínimo suspeito. Sempre soube que os contos originais não tinham muito de "magia" ou "encanto". Nem sempre os mocinhos se davam bem, havia bastante sangue e a moral era meter medo nos pivetes que aprontavam... coisa do nível "Homem do saco com um fuzil e granadas de mão", coisa do tipo... Agora meter sacanagem nas histórias me parece realmente pesado. Ainda bem que tudo isso mudou e hoje temos histórias leves e bonitinhas para o público infantil, como as novelas na tv, BBB, etc... (irônia inclusa)

PS: Pesquisei no google para saber se a cidade de Hamelin realmente existia/existiu. De fato há uma cidade na regiao central da atual Alemanha que se chama Hamlin e que segundo algumas fontes foi a inspiração para o conto!

3 comentários:

Anônimo disse...

Não sábia dessa versão da história

Anônimo disse...

S&#1088ringer has &#1072 large financial &#1109&#1077rvic&#1077&#1109 division. In the simple sense, and that person via our own bodies. You can start to borrow. However, like bonds, which means you don't have to fill up an offline sales person. Weyerhaeuser WY is a good cause. Redesigning the units to allow his or her to commit criminal and actrocious acts. The fact of the Neurobiology Department.

[url=http://paydayloanssnow.co.uk/]pay day loans[/url]

Renato disse...

Não conhecia!