16 de dezembro de 2007

Domínio Mundial

Não, não estou falando do Milan, que hoje derrotou o Boca Juniors e conquistou o 4º torneio mundial de clubes da FIFA. Não, também não me refiro ao Corinthians, reconhecido como o 1º Campeão mundial de clubes pela FIFA. Para aqueles que não tiveram infância, ou nunca gostaram de ver desenhos ou filmes de super-heróis, estou pensando no grandes vilões dos quadrinhos, de animações e demais ficções heróicas.

É de concenso geral que, tradicionalmente vilões são representados de forma bastante simplificada para o público infantil, ainda sem muita malícia para compreender muitos traços da psique humana. É fácil pegar um personagem e imbuí-lo de uma maldade rasa e maniqueísta, representando a maldade personificada, pelo simples fato de se divertir com o sofrimento alheio.

Mas se ignorarmos este quesito, por que diabos alguém iria querer "dominar o mundo"? É, parece uma pergunta idiota, mas parei para refeltir sobre a idéia e elaborei algumas hipóteses:


1) Por Megalomania: Impor sua vontade sobre os outros, pelo mero prazer de sentir-se superior. Bem, na prática isso seria muito trabalhoso, pois a menos que você de fato fosse muuuuuito mais poderoso que todos o resto da humanidade junta, jamais conseguiria manter um controle tão severo e eficaz sobre a população mundial. Mesmo que esmagasse qualquer oposição, levaria gerações para incutir uma cultura de adoração e temor à sua pessoa, o que tornaria esta opção inviável no curto prazo.

2) Por Insegurança: fazer com que todos o louvem e o adorem. Ser aplaudido por onde passa, ter as mulheres aos seus pés e estar rodeado de bajuladores. Essa idéia é ainda pior, pois além de ser completamente ilusória (ninguém conquista admiração ou amor através da força) é tremendamente trabalhosa. Eu recomendaria a implantação de um plano de Marketing pessoal agressivo. Com dinheiro se faz milagres é só ver o monte de bundão que temos por aí desfrutando de regalias e sendo invejado pelos outros. Seria uma opção custosa, mas ainda assim mais eficiente do que a conquista mundial.

3) Por Filosofia Absolutista/Autocrática: moldar o mundo conforme sua ideologia/utopia. Essa me parece a explicação mais "lógica" (se é que isso é possível). Pode não ser fácil, nem democrática, e com certeza irá se desfazer assim que o sujeito bater as botas (vide que nenhuma ditadura tem vida longa depois que o pai da criança abotoa o paletó de madeira) e a ordem natural se restaurará. O único sujeito que se aproximou disso foi Jesus Cristo, que pelos relatos históricos nunca usou de força para influenciar seus devotos e ainda assim muitas de suas idéias foram deturpadas ao longo dos séculos. Eu daria a sugestão de fundar uma seita, realizar shows, transmitir mensagens de auto-ajuda e aproveitar para arrecadar uma graninha com "doações" dos fiéis. Ops, acho que já estão executando idéia por ai...
Não consegui pensar em nenhuma outra razão pela qual alguém poderia querer tomar a Terra. Pelo menos não alguém terráqueo. Alienígenas sempre tem motivos especiais (seja pelo interesse de explorar algum recurso natural ou pelo simples desejo expansionista de algum império galático), mas daí seria um exercício de reflexão muito complexo tentar entender como funciona uma mente extraterrestre.

à medida que vamos amadurecendo, começamos a ver o quanto estes personagens com pretensões ditatoriais são vazios, e começamos a perceber que os "malvados" mais interessantes são justamente aqueles que possuem motivos "nobres" para agirem como o fazem. O Maniqueísmo vai se dissipando e com exceção de psicopatas, não existem vilões inteiramente maus, nem heróis de mãos limpas. Talvez só através de muita refelxão e filosofia seja possível enxergar a verdadeira bondade, e que esta nasce da inteligência e da sabedoria. Talvez seja por isso que os mocinhos geralmente se dão bem no final...

Alguém já pensou no que faria de dominasse o Mundo?

Voltando ao assunto futebol, o Autor percebeu que todos os 4 campeões do mundial da FIFA venceram o torneio fardando uniformes inteiramente brancos nas finais. Será só uma coincidência?


2 comentários:

Unknown disse...

Tá louco!! 3% pro sexo!??
Pense... se 1 casal tem interesse em comum (10%)...interesse tb em sexo! se eles tem admiração ou companheirismo um pelo outro..são parceiros pro sexo! atração fisica...tb acaba em sexo!! e comunicação pra sinceramente (35%) fazer sexo!!! ou seja...num casal bem equilibrado...tudo acaba em SEXO!! (amor como dizem as mulheres...) então...100% de sexo!!! muito bom e saudável! hehe!

ah...o homem não dominaria o mundo se não fizesse muito sexo!!
ah 2... as mulheres q comentaram tb concordam q 3% é absurdo...viu?!

abração velho!e use camisinha....hehhe!

冬天。。。 disse...

Putz... nem nesse tópico vcs largam do meu pé? 3% não é a freqüência, é a importância pro tipo de relacionamento. Qualquer relacionamento que dependa em mais de 20% de Sexo, está fadado a durar no MÁXIMO 3 anos... por que se baseia na paixão. (que tem prazo de validade)