11 de dezembro de 2007

Natal vs Ano Novo

  • Trajes brancos ou velhinhos barbudos com gorros vermelhos?
  • Contagem regressiva ou desembrulhe de presentes?
  • Brindes com taças de champagne ou panetone com peru?
Vou ser direto desta vez: detesto o ano novo, ou melhor, a palhaçada que chamam de "virada" ou reveillón. Desde que me conheço por gente me pergunto: o que diabos as pessoas tanto comemoram as "entradas de ano"? convenhamos, é mais um dia normal, como os outros 364 que se passaram e ninguém soltou fogos. O pior de tudo são as promessas: "neste ano que chega prometo fazer exercícios todos os dias", ou "este é meu último cigarro" "minha última fatia de bolo"... Fala sério!!!
Talvez o pior seja assistir pessoas dando pulinhos e realizando simpatias para que o ano vindouro seja mais feliz, ou traga dinheiro e saúde, ou mesmo uma "grande paixão" como se fosse mágica. Depois ao longo do ano não movem um mísero dedo para que algum de seus desejos se realizem, e ainda têm a cara-de-pau de culpar a sorte por tê-las abandonado.


Em contraparte o Natal sempre me trouxe esperança. Mesmo sem ser católico, adoro planejar e fazer listas para ajudar o "papai Noel" a trazer os presentes certos em seu trenó. Ouvir aquelas musiquinhas natalinas (sim, muitas delas começam a tocar na minha cabeça 2 meses antes do dia 25/12) e montar uma arvorezinha tosca e de plástico... Sem contar que, por estarmos nos trópicos, não temos neve... (ah, neve... volte pra mim) imaginem só, eu sei que isso é fruto de uma mente "colonizada" por europeus, mas Natal com neve é MAIS Natal. Ainda tem aqueles biscoitinhos de ló, em feitio de estrela, boneco de neve, etc cobertos com açucar colorido. Como alguém pode em sã consciência preferir o reveillón?



Para o Autor uma data comemorativa que pode ser chamada de "virada ou entrada de ano" não pode ser merecedora de muito respeito.

2 comentários:

acabouonescau disse...

Natal pra mim eh sinonimo festa em familia.
Ano Novo de festa com amigos.

Natal pra mim parece meio triste, sabe... mas ao menos me faz pensar... e, como tu disse, Natal com neve eh outra coisa... no ano passado foi meu primeiro Natal "branco".. apesar de o bom velhinho nao ter aparecido com presentinhos, foi muito legal!!!
Esse ano nao vou ver a cara de Santa Claus, nao nao vou estar com minha familia perto, meus amigos vao estar viajando e eu vou trabalhar ate as 23h do dia 24/12... nao promete muita coisa...
Entao acho que nesse ano vou preferir o Ano Novo!!!
Nossa... chegou a me dar uma depressao agora... nao tinha parado pra pensar no que seria o meu Natal.. que horror!!!

acabouonescau disse...

Depois vou fazer um post contando como foi a vespera do meu ano novo no ultimo ano... fiquei ate traumatizada... fiquei ate traumatizada...