6 de fevereiro de 2008

Como nos foi ensinado..

Quando via uma amiga minha falando corretamente (não que eu fale toda errada! ahaha) eu achava meio "fresco" da parte dela, afinal, estávamos entre nós, não precisava de toda aquela fineza. Bem, ela só conjugava os verbos da forma certa; em especial, o "tu". Entendia que ela não queria perder o costume, tendo em vista sua eloqüência no trabalho. Tá, mas "grande coisa!", né? Pois é. Se teve algo que eu aprendi bem na minha especial 4ª série do Fundamental, foi a conjugação do Indicativo. E eu acho bonito o "tu" bem conjugado. Só que parece que, quando você fala tudo direitinho, alguém te olha meio ressabiado do tipo "tá se achando..¬¬", ou mesmo "deixa de ser algo que tu não é, bagual!", sendo esse um dos motivos da minha opção pela má conjugação cotidiana (o outro motivo, óbvio, é o desleixo =P e a falta de costume).


Francamente, não acho que falar como a cartilha manda é "ser algo que você não é", a não ser que você seja a favor das simplificações na Língua Portuguesa. Por que esse preconceito? Eu acho que, em alguns casos, é despeito; em outros, é má interpretação do que a pessoa quer transmitir-te; ainda em outros, vai ver que o cara tá se achando a bolachona do pacotinho mesmo.

Nenhum comentário: