9 de fevereiro de 2008

Mendigomania

Não era para ser uma crítica social, mas não importa como eu escreva: nunca vi tantos mendigos da capital gaúcha como nos últimos 3 meses!

É como se tivessem fechado todos os albergues da cidade, ou tenham promovido um concurso de quem dorme melhor numa calçada de concreto. Seja no centro, quando vou para o serviço, seja nos arredores de meu lar; não há um dia sequer que passe sem que eu encontre algum indigente.


Sem hipocrisia, eu realmente comecei a ficar sensível com a situação social. Confesso que estou longe de ser um sujeito "humanitário e solidário", mas a quantidade de gente dormindo nas ruas é demais! Fico pensando que qualquer daquelas criaturas pode ser acordada a chutes, que as pessoas se afastam ao mero olhar que repousam nelas... Algumas mendigos de fato podem ser vagabundos ou mesmo indolentes ou infratores, mas ainda são pessoas! Sem contar na maioria, que sofre de algum distúrbio mental, ou foi derrotada pela depressão e o abandono familiar, alcolismo e outros vícios, e acaba ignorada pela sociedade e pelo governo.


Algum tempo atrás, uns 4 ou 5 anos, lembro que me surpreendi pela quase extinção dos pedintes de sinaleira. Na época, vagabundas pariam 6 ou mais crianças para que recolhecem dinheiro no sinal, somente para continuar trepando sem responsabilidade e comprar cachaça para seus companheiros. Eu me revoltava com isso. Já vi uma imbecil dando cerveja!!! para uma criança de colo enquanto esperava o sinal fechar para "atacar" os motoristas. Quando percebi que havia uma tendência apontando o fim deste desagradável fenômeno social, a febre foi ressucitada. Inventaram de deixar as crianças fazerem malabarismo com calotas e bolas de tênis para pedir dinheiro...


Voltando aos sem-teto, espero de coração que seja apenas alguma loucura da minha percepção, ou que todos estes errantes cidadãos façam parte do movimento que a minha irmã cunhou de "mendigomania".

Para os que não conhecem a irmã do Autor, a mendigomania é uma tendência social, caracterizada por pessoas aderindo ao "estilo de vida" mendigo na moda, se vestindo com trajes farrapos e deixando de lado alguns hábitos de higiene.

2 comentários:

acabouonescau disse...

Eu fico de cara com mendigos...
Muitas vezes os caras sao "mendingos" por opcao! Aqui nos EUA ate entendo o motivo: um homeless (mendigo) ganha 700 dolares por mes no Brasa eu nao sei, mas quando eu ainda ia na faculdade fiz um trabalho no qual tive que entrevistar os "moradores" da rua.. serio, conversei com varios, e mais de 50% disseram que tinham casa, mas preferiam morar na rua... isso que era inverno! Um deles alegou: pq vou morar numa casa se posso ter uma cidade inteira pra mim! Outros disseram que tinham pessoas todas as noites que distribuiam sopa e jantas e que eles tinham tudo o que queriam nas ruas mesmo...
Serio... posso ser uma pedra de gelo sem coracao, mas eu nao tenho pena nenhuma... tenho pena dessas criancas que os pais fazem so pra madar pro sinal pedir dinheiro...
Nem gosto desse assunto... heheeh

Danielle disse...

Generalizações sempre são arriscadas. Acredito que há aqueles que seguem a 'mendigomania' e aqueles necessitas, deprimidos, na fossa.

De qualquer forma, eu acredito que quem quer, faz por merecer. Um medigo pode fazer economias de suas esmolas e investir em alguma coisa (negócios, trajes, estudo -temos o ensino, ainda que sucateado, público!)

Gostei da expressividade, Eduardo! É que tu tens tanta pose de 'bom moço', que quando tu fala algum impropério, parece que a casa caiu xD O que ferra toda a sociedade é a falta de planejamento familiar(pelos montes de filhos), falta de educação(visionando melhores objetivos de vida), e o desprovimento de trato psicológico com as crianças(cortando o mal pela raiz, produzindo cidadãos de bem, morais, ao invés de fogueteiros e traficantes, tratando as crianças com carinho e suprindo suas necessidades afetuosas - família ursinhos :3!). Será que a solução é a volta da "Moral e Cívica"?

Me lembro que quando estudei sobre o Calvinismo(a religião burguesa), eu ria da máxima "Se tu não trabalhares e fores pobre, Deus não Há de Gostar de ti; vais pro inferno!" E mendigar não é trabalho. Conclusão: mendigos'll go to hell.

E essa barriguinha feia da Cameron (não é despeito, tá? Eu achei feia ¬¬)