8 de fevereiro de 2008

Quer pagar quanto?

Da minha estada na praia no carnaval, super proveitosa e regada a piadas de família (e, por milagre, marcada por poucas brigas!), é inegável ressaltar a maior e mais divertida atração praiana: o comércio. Enganam-se aqueles que pensam ter sido o mar e o céu azul; estes, caracterizados pela sutil beleza da Natureza, dispensam comentários e humilham as outras vantagens praieiras sobre a cidade pela sua simplicidade e penetrante paz oferecidas.

Quando chegamos à casa da praia, localizada no Centro de lá, descarregamos as malas, ocupamos o campinho, já temos em mente dois objetivos: se ainda é dia, ir à beira da praia; se é dia, noite, indiferentemente, sair e ver as novidades do mercado.


O comércio do Centro de Cidreira beach é, em suma, lotado de transeuntes, cheio de promoções, com péssimos vendedores - salvo raros gentis assistentes -, têxtil e utilitário, com produção artesanal nacional e importada, sendo a maior parte das importações advinda dos Tigres Asiáticos. Deixarei os gêneros alimentícios de lado (estes divinos e malditos, que render-me-ão algumas horas de suor..!). Apesar das muitas porcarias de má qualidade e exacerbado movimento popular, você sempre leva alguma coisa pra casa.

O que me irrita profundamente é a má divulgação dos preços em algumas lojas. Ora, se os principais pontos analisados na decisão de uma compra são o preço, a estética, a necessidade, a utilidade e a qualidade, sendo o preço SEMPRE um agravante maior, é estúpido ter que sujeitar o consumidor tímido ao constangimento e perda de tempo de indagar alguém sobre o custo do objeto. Contudo, havia muitas promoções e lojinhas com preço de fábrica. Desprovida de muitos recursos financeiros para seu vício de consumidora, a Dani adora isso =D. O setor de vestuário é o mais proveitoso sob este aspecto. Mas você, consumidor exigente, deve manter-se esperto: analise bem o produto antes da compra. Quando vou comprar roupas de supplex, por exemplo, vejo o preço, a etiqueta de composição (90% poliamida e 10% elastano, sempre!), a textura macia do pano, a espessura, o brilho(é um tecido opaco, ora!) e fico esgaçando a malha até não der mais xD
Uma forma de marketing que me chamou a atenção - haviam duas, mas não lembro a outra - foi a utilização de microfone (o que não é grande novidade, lembrando o seu uso comum no centrão de Porto Alegre), com uma musiquinha BREGA ao fundo, e a voz de locutor profissional do cara que desempenhava tal papel. Numa feira de profissões da PUCRS que freqüentei ano retrasado, havia me encantado por Publicidade e Propaganda (vai ver o apelo deles foi bem elaborado mesmo..). A idéia de passar seu recado e ser persuasivo, as técnicas de convencimento, me emocionam. =P Todavia, isso não é pra mim, vai contra alguns princípios meus (o que, posteriormente, abordarei aqui).

O meu dinheiro disse tchau. Se despediu, e foi embora. Os filhos desse pai desnaturado - não o Francisco, o dinheiro -, estão pedindo pra seguir viagem fora da minha carteira. Eu os aprisiono, e lamento que queiram abandonar-me. Assim como os pais choram pelos filhos que saem de casa quando crescem, eu reconheço a maturidade dos meus rebeldes rebentos. E choro. (é, eu ando vendo novela mexicana...)

A Autora ODEIA vendedores chatos e insistentes. Ela prefere observar e analisar os produtos sem interrupções alheias, a não ser que sejam requisitadas. Há produtos que estabelecem uma relação passional com ela, sendo trágico separá-los (Oh, Carlos Daniel! :P). Fora isso, a Autora tem em mente que os produtos, em sua maior parte importados da China, são frutos da exploração laboral em massa da população local, inclusive da mão-de-obra infantil, reconhecendo a injustiça. Mas disso, a Autora elaborará um post embasado em profunda pesquisa de fatos e informações documentadas, pois ela prefere falar do que tem conhecimento a falar asneiras.

Um comentário:

冬天。。。 disse...

Hahahaha, gostei da despedida dramática quando a mufunfa abandonou tua carteira! Quando eu pago o cartão de crédito pela internet, sempre abano um tchauzinho pra ele quando a transferência se completa...

Ah e depois quero saber o que afinal tu comprou de bom! :D