17 de fevereiro de 2008

O Senhor do Tempo

Ano passado, fiz a primeira entrevista coletiva profissional da minha vida. Nela, realizei várias atividades bobinhas de grupo (que sempre têm algum objetivo subliminar). Numa delas, foram distribuídas várias figuras ao chão e foi solicitado aos candidatos que pegassem as que lhes eram familiares, e que divulgassem o motivo que os motivou a tomá-las para si. Um mocinho pegou a foto de um relógio, e justificou o ato pela simples afirmação - CUIDADO! Lá vem "frase de efeito" de caminhoneiro! - "O Relógio é o Senhor do Tempo". Tá certo, eu quase me joguei da cadeira na ocasião, achei bizarrão, mas mantive a compostura. Contudo, no final das contas, ele não estava de todo errado.


O tempo é convenção humana. Acho que ele nem existe; o que existe é a forma de organizá-lo (horas, dias, meses, etc.). Assumindo essas premissas como verdade, vou me contradizer agora, personificando-o. O Tempo é Senhor, sim. É ele quem manda nos nossos compromissos. É por ele que nasce dentro de nós o mais primitivo instinto assassino - o desejo de matá-lo. Também, muitas vezes ele nos nega o lazer, falta conosco. Às vezes, reconheço, é bondoso: serve de desculpa para eventos chatos ou companhias enfadonhas, quando pedimos que ele se esconda, e alegamos a sua falta. Dizem que ele apaga memórias desagradáveis, mas acredito que ele só as esconde. Muitas vezes, o ordinário me acusou de irresponsável por não tomar conta dele apropriadamente, por tê-lo perdido. Os livros que me prometi ler, ainda estão na estante, intactos; eles me compreendem, já o Tempo não. Lidar com ele e com sua teórica falta é uma difícil tarefa que, ironicamente, só vou aprender com ele mesmo!



Hoje acabou o horário de verão, que eu adoro. Saco! Pelo menos, hoje o dia teve 25 horas, teoricamente. Bônus, não? Há um tempo atrás, lá pelos meus 13 anos, conheci um bom amigo, Deivid, que "pseudo-filisofava" comigo. Um dia, teorizamos sobre os benefícios de um dia conter 48 horas. Teríamos mais tempo pra nós mesmos, pra fazer mais coisas, mais prazo com nossas obrigações (isso na teoria; poderia ser pior: "faz isso e me entrega hoje mesmo" diria seu chefe, ao invés de deixar pro dia seguinte. O prazo seria o mesmo, mas quanto à pressão psicológica?). Morreríamos com 30, 40 anos (levando em conta que um ano equivaleria a dois). Logo, a idade da maturidade feminina voltaria a ser os 30 anos, das balzaquianas (menção honrosa ao livro que pretendo ler em breve, "A Mulher de 30 Anos", de Honoré de Balzac).

O Tempo passa tão rápido, que daqui a uma semana (menos: seis dias! Passou na minha frente, esse Tempo!) vou fazer aniversário. Isso me assusta. As férias não passaram, correrram. Daqui a pouco, começa a rotina escolar de novo. E os compromissos, e os estresses. E o vestibular. Posteriormente, faculdade. É melhor parar por aqui: o resto é bom que fique imprevisível, que o Tempo guarde de mim e revele aos poucos seus mistérios.

Falando em previsão (meteorológica? Não!), minha mãe tem um hábito engraçado. Ela brinca de "adivinhar o futuro". Aqui em casa, apelidamos ela de "mãe Diná" (uma senhora que "adivinha" o futuro dos artistas na época do ano novo..) E pior que, em termos, mamãe acerta. Por exemplo: ano passado, disse pra uma amiga nossa "Tu vais achar teu amor no ano que vem..", e essa amiga já estava engatando um quase namoro já no final de janeiro. Bobagens e coincidências à parte, perguntei sobre meu futuro. Me impressionava que, apesar das brincadeiras, ela falava com voz segura, com firmeza no que dizia. Torço, no fundo, que eu consiga mesmo construir o otimimista prognóstico.

Bom, domingo à tarde é dia de viajar. Tenho que arranjar tempo pra dormir. Boa praia pra Dani, que deverá voltar mais escura que carvão. :D
A Autora lembra que o uso de protetor solar é imprescindível. Queimar a pele com o sol, além de causar uma impressão estética horrível, é prejudicial a longo prazo (refiro-me exclusivamente ao câncer de pele). A Autora está louca pra fazer as aulas de dancinha na ginástica na praia, hahaha! Ah, e quem contar quantas vezes a palavra "tempo" foi repetida no post intencionalmente, ganha um doce! :P

2 comentários:

David Schneider disse...

Achei!

\o/

冬天。。。 disse...

Ok, desisto... me entrego à curiosidade! o que foi que tua mãe previu??? foi algo bom, lógico... mas fiquei curiosão! hehehe conta, conta!