3 de janeiro de 2008

I am BEOWUUUUULF!

Acabei de assistir ao filme " A Lenda de Beowulf" e como ando sem inspiração, resolvi trazer pro Blog uma avaliação do filme. Antes de entrar na resenha, cabe informar aos leitores que o filme é inspirado no antigo poema homônimo, escrito em inglês antigo com 3.182 linhas - mais longo do que qualquer outro poema em inglês antigo -, representa aproximadamente 10% do conjunto da literatura anglo-saxã. É tido como um dos mais célebres poemas épicos, um marco na lieratura medieval. Muitos personagens e trechos da história são oriundos de antigos mitos nórdicos (a história inclusive se passa na Dinamarca) da época em que a ocupação viking na atual Grã-Bretanha deixou suas marcas culturais.

Ufa, agora mirando o filme: talvez o mais interessante seja o registro de que toda película foi realizada através de renderização, ou seja, nada de atores... tudo é feito através de computação gráfica! Cada personagem foi elaborado após a captura e criação de modelos gráficos baseados em atores reais, como Anthony Hopkins e a bela Angelina Jolie.



O primeiro filme, do qual tive conhecimento, a empregar tal recurso foi Expresso Polar, onde o lendário Tom Hanks (esse é O ator) teve suas feições trasnportadas para softwares visuais e posteriormente dublou seu próprio "dublê virtual". Na época a idéia me parecia bastante estúpida, pois envolvia muito dinheiro e o resultado era deveras insatisfatório. No entanto, ao assistir ao filme hoje, observei alguns pontos bastante interessantes:

Se o espectador considerar o filme como uma animação (o que de fato é), o filme é bem executado ,e os efeitos nas cenas de lutas são magníficos. Elaborei o seguinte raciocínio: se o foco do filme são as batalhas e lutas, que atualmente são realizadas com pesada participação de computadores, por que não realizar logo TODO filme desta forma?

Pontos negativos: a tecnologia ainda deve em vários aspectos. Muitas vezes a sensação transmitida é a de se estar assistindo uma "apresentação de jogo para Playstation". Os rostos , principalmente a pele dos personagens mais jovens, ainda tem um aspecto "emborrachado" artificial. Além disso, todos personagens tem cabelos curtos ou presos... devido à dificuldade em se simular movimentos para fios individuais de cabelo, que está além da capacidade das máquinas atuais.

Creio que no futuro muitos filme seguirão esta vertente. Os atores não envelhecem, pelo contrário, podem envelhecer ou rejuvenecer quando o diretor bem desejar. Os modelos criados podem ser usados atemporalmente, e dispensam assinatura de contrato para 1 ou 2 filmes, e depois ficarem "se fazendo" na hora de assinar para um terceira continuação.

Acabei mal falando da história. Ainda que bastante distinta da lenda original, o roteiro é bem amarrado e os personagens, mesmo que pouco trabalhados, são relativamente cativantes. Recomendaria a película para amantes de mitologia, fãs de Sr. dos Anéis e demais interessados em fantasia ou animação em geral. O filme é recheado de analogias e metáforas de conotação sexuail. Minha companhia achou graça, mas ao término do filme concordou.

O Autor ficou pensando nas brincadeiras que os programadores visuais devem ter feito com o modelo virtual da Angelina Jolie... :P


Nenhum comentário: