26 de janeiro de 2008

Letras Maiúsculas

qual a real razão de ser das letras maiúsculas no alfabeto ocidental? recentemente criamos uma corrente (henrique e eu, aceitamos novos associados!) que defende a extinção das "letras grandonas". pensem bem, quantos movimentos e energia desnecessários desperdiçamos apertando a tecla shift no teclado?


sei que muitos irão pensar: mas as maiúsculas são importantes na marcação de novas frases e nome próprios... para estes eu respondo: e por acaso um ponto final já não é o suficiente para demarcar o território gramático das frases? quanto à aplicação em nomes próprios... sinceramente que diferença existe entre meu nome e um substantivo qualquer em uma frase? não preciso de fermento no "e" de eduardo para me sentir mais ou menos importante... :P



quem já estudou algum idioma que não use o alfabeto ocidental deve saber o quanto as letras maiúsculas são dispensáveis. já pensaram se os chineses tivessem variantes para ideogramas no início de frases? originalmente as "capitais" eram usadas para enfatizar palavras-chave em textos antigos. o advento dos editores eletrônicos possibilitou o emprego de recursos como o negrito e o itálico para esta mesma função. ainda assim continuamos presos à tradição das maiúsculas.

o autor tem nojo da elitização do conhecimento e detesta os "imortais" da academia brasileira de letras...

3 comentários:

acabouonescau disse...

Eu gosto de apertar o Shift quando escrevo! Assim como adoro colocar varios pontos em sequencia...
como esses 3 pontos ou qdo termino uma frase com !!!! ou ???
Sou bem enfatica e, na falta de exercicios musculares no corpo, exercito meus dedos... (e eu tenho raiva de computadores com teclado americano que nao tem acento!!! Nao vejo muito problema... mas entendo e respeito a tua teoria, ta???
hihihihi

Ah... Mando um cartao de NY sim!!! Eu te mandei um cartao do Hawaii, ne??? Tu recebeu???

acabouonescau disse...

Ah, e respondendo sobre a minha escola aqui...
Eu tenho visto de estudante... e minha escola custa 250 dolares a cada 4 semanas... sendo que nos 4 primeiros meses era 500 dolares a cada 4 semanas...
Sem contar com inscricao, taxa disso, taxa daquilo....

Enfim.. minha legalidade nos EUA vale os 7 mil dolares gastos e o que eu ainda vou gastar...
Apesar que com esse valor eu poderia quase comprar um casamento e virar cidada americana... (mas isso sinceramente nao passa pela minha cabeca...)

Danielle disse...

Ahn, as maiúsculas! :D Pois é, eu até não sou contra a teoria, visto a quase inutilidade do uso das "fermentadas" (hahaha, achei uma graça!). Tal foi o teu protesto que o post inteiro foi minusculizado (mas as letras não perderam a sua masculinidade! hehe)

Eu não sei se me acostumaria tão facilmente a não usar as maiúsculas, fora que meus dedinhos perderiam o tônus muscular :P Não sei se é muito relevante o argumento "perda de tempo", pq apesar de ser verdadeiro, não é muito tempo perdido (claro, se formos acumular o tempo perdido em 40 anos de tecla shift apertada, dái já é outra história..)

Apesar de ser liberal e aceitar novas idéias, eu ainda me prendo às tradições. Não sabemos dos rumos do Português; será que batumado, ele fica mais gostoso? :P