1 de fevereiro de 2008

Apartidário

Hoje darei uma pausa na "semana nerd". Já faz algum tempo que estou a escrever sobre política nacional e reformas.

Este ano foi finalmente aprovada a lei que encerra a promiscuidade partidária no Brazil. Basta de termos "representantes" eleitos por votos indiretos (o famoso voto na "sigla partidária") que após a eleição simplismente esquecem como consquistaram suas vagas e pulam para um partido mais vantajoso. Sou totalmente de acordo com esta nova norma, no entanto faço uma importante observação: por mais irônico que pareça, este NÃO é o caminho ideal.

Sou 100% contra a existência de partidos políticos, de qualquer natureza. Na atual configuração, servem apenas para conferir poder de barganha nos bastidores. É vergonhoso, senão absurdo, que escutemos notícias do tipo: o governo estuda conceder 2 pastas para o partido Y , a fim de concretizar o apoio na votação da lei n.º666. Ou ainda: hoje deve haver uma reunião entre os líderes dos partidos Y e Z para selar uma acordo e reforçar a "base aliada" do Presidente... Perdoem o desabafo, mas isto não é, e nunca deveria ser política! De onde eu venho, chamam isto de "negociata barata", só para não entrar no vocabulário de baixo calão.


A extinção de chapas, partidos e coligações afins tornaria este tipo de processo mais "mais transparente". Seria árduo "coordenar" movimentos do tipo: "a votação das medidas contra a putaria no congresso não terá quórum, a menos que o governo negocie com a oposição determinados artigos a respeito de "trenzinhos da alegria". É muito mais difícil "negociar trocas", com dezenas de deputados do que com 3 partidos e seus representantes. Para os que ficaram pensando: e como eu vou saber a corrente político-filosófica do candidato no qual penso em votar? os eleitores ficarão perdidos sem identificar os candidatos por seus partidos! Ora bolas, sejamos honestos: ainda existe (se é que existiu depois dos tempos de Arena e o MDB) partidos que na prática agissem de acordo com as idéias que bandeiravam? Alguém hoje sabe me dizer quem é da "esquerda" e quem é da "direita"??? (ok, o PRONA e PSTU não valem... nem o PCO!)

Em breve o Autor trará mais propostas para uma real reforma política, além de respostas que tenham ficado no ar...

2 comentários:

Danielle disse...

[Comentário inútil]

Bah, eu te perdôo pelo desabafo. (hahahaaha) Mazah, o Eduardo resolveu soltar o verbo, finalmente! (até parecia q ele não xingava!) LOL
Lei do "LÚCIFI" :D -> nº666

Pois é, eu também ficaria perdida na escolha do candidato. Se nem a fachada dele estiver cunhada por uma doutrina política, vou visitar site por site pra saber as 'propostas' de cada um? Bah, ficaria pior do que já tá :P Que tenham partidos só com o objetivo de mostrar a visão política e pronto, sem essas cotas, negociações e putaria no trenzinho da alegria com a Mara Maravilha, ou a Simony, sei lá (bah, que lindo) :DD

Tá, e o PSOL? hein?

Anônimo disse...

angeli rlz ^^